Independente do formato/layout do currículo, atente-se ao CONTEÚDO!

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Recentemente me pediram para fazer um post com dicas de como elaborar um bom currículo, porém uma pessoa próxima me perguntou “para que falar mais sobre isso? Tem tanta gente falando, tanto post sobre o assunto, é mais do mesmo!!!” E eu entendo que sim, tem muita gente falando, tem muito post interessante sobre o assunto, mas também ainda recebemos muitos currículos pouco atrativos. E enquanto eu redigia o texto a nova onda de modelos de currículo se intensifica nas redes profissionais, então acreditei ser um bom momento para falar do assunto.

Porém, quero ressaltar uma coisa: essas dicas são as informações fundamentais que devem constar do seu currículo, uma ordem lógica e organizada, e independente do modelo de currículo que estiver usando, ou se estiver se cadastrando em um site de empresa com formulário próprio, o mais importante é o CONTEÚDO, seja objetivo, organizado, use o marketing pessoal, a criatividade e o bom senso, mas não esqueça o principal o conteúdo!

No meu trabalho como consultora de carreira sempre início com a elaboração do currículo, mas não eu NÃO elaboro o currículo dos meus clientes. E o motivo é simples, o documento retrata a trajetória profissional de cada um, e cada um é único, devendo seu currículo ser também único! Outro ponto é que no momento da entrevista é o candidato e o selecionador, então se o currículo elaborado por uma terceira pessoa, quem irá “vender” o profissional que está no currículo? Por isso, eu oriento meus clientes e eles mesmos elaboram seus currículos, com meu suporte.

Então, vamos as dicas:

  • Informações Pessoais: Não precisa dar o título “currículo” ao documento, ao invés disso inicie com seu nome completo centralizado, informe na sequência estado civil, idade, endereço completo, e-mail (crie contas de e-mail formais, que transmita credibilidade) telefone. Interessante acrescentar o link do perfil no Linkedin. Preserve os números dos seus documentos pessoais, eles NÃO são necessários neste momento.
  • Objetivo: Deixe claro seu objetivo profissional, geralmente é utilizado de maneira genérica, como por exemplo: RECURSOS HUMANOS, e você pode ir alterando seu objetivo de acordo com o título da vaga para a qual está se candidatando. Mas, lembre-se tenha um objetivo profissional e não se candidate para qualquer vaga. Pode ser difícil pensar isso no momento de desespero do desemprego, mas ter seu planejamento de carreira, conhecer seus objetivos e correr atrás deles te trará não somente um emprego, mas realização. Mas, esse é assunto para um outro post!
  • Síntese das qualificações: Faça um resumo das suas principais competências profissionais, liste resultados e atribuições que teve em sua trajetória que o tornem um profissional desejado para o mercado de trabalho. Lembre-se é uma síntese, por isso deve ser objetiva, mas sem deixar de ser interessante, pois é aqui que você conseguirá ou não prender a atenção do recrutador.
  • Histórico profissional: Essa é a parte mais interessante para o recrutador, pois é aqui que estará descrito suas principais atividades e responsabilidades. Organize essa parte da seguinte forma:
  1. Nome da empresa (da mais recente para a mais antiga), seguida do período que trabalhou nela (com mês e ano)
  2. Informe os cargos que teve em cada empresa e descreva suas principais funções e responsabilidades.
  3. Mencione o resultado do seu trabalho, com fatos concretos, mostre como você contribuiu para as empresas que o tiveram em suas equipes.
  • Formação acadêmica: Liste do mais recente para o mais antigo seus cursos de graduação, pós-graduação, MBA, cursos técnicos (que tenham relação com a vaga pretendida) com as respectivas instituições onde os cursou e ano de conclusão. Não é necessário inserir o ensino médio.
  • Idiomas: Liste os idiomas que você tem conhecimento (não precisa incluir nosso idioma nativo) e o nível de conhecimento que tem em cada um deles. Se o conhecimento for básico é melhor não mencionar e não inserir esse tópico do seu currículo. Seja honesto ao informar o nível, só coloque avançado se estiver apto para, por exemplo, fazer a entrevista no idioma mencionado.
  • Informações adicionais: Liste os últimos cursos de aperfeiçoamento que você realizou, conhecimento em informática, softwares específicos da área de atuação, workshops, mas apenas os profissionais. Caso tenha algum trabalho voluntário é hora de mencioná-lo.

Bom essa é a estrutura básica e organizada para elaborar seu currículo, agora algumas dicas gerais:

  • Seja claro e objetivo, insira as informações importantes, e não fique “enchendo linguiça”.
  • Tire um tempo para redigir seu currículo, não o faça correndo, é preciso dedicação e concentração para fazer com qualidade, revise o texto para não deixar passar erros ortográficos/gramaticais, ou mesmo de digitação.
  • Utilize palavras chaves que facilitem a localização do documento em um possível banco de dados
  • O mais importante é o conteúdo, mas não deixe de lado a organização do documento, por isso escolha fontes tradicionais (times, arial), e formate seus textos.
  • Não é necessário foto e pretensão salarial, a não ser que no anúncio da vaga tenha sido solicitado.
  • Salve o documento com seu nome e área de atuação.
  • Revise seu currículo periodicamente, atualize informações e talvez ao participar de processos seletivos você perceba a necessidade de algum ajuste no documento, então fique atento!
  • Não MINTA! Se sentir a necessidade de “florear” seu currículo, pode ser que você tenha percebido algumas deficiências profissionais, mas mentir não vai resolver seu problema, vá atrás de cursos, treinamentos, algo que desenvolva ou melhore o que você percebeu que está faltando no seu currículo!!

Sucesso a todos!

 

Ana Cláudia Brunier

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